A primeira ocupação do planeta

Descubra qual a primeira ocupação do planeta e como esse movimento ocorreu

Por Helena Werneck | Foto: 123RF | Adaptação web Isis Fonseca

Ocupação

Continuam sendo muito fortes as evidências que apresentam a primeira tentativa do homo primitivo na ocupação e na procura por mais espaço para a caça e para a sobrevivência.

Já é do nosso conhecimento que existiam vários espécimes de humanoides que disputavam os recursos da natureza, tais como os neandertais
ou Homo neanderthalensis encontrados em cavernas na França e na Espanha, o homo sapiens na África, os denisovanos na Eurásia e os hobbits (Homo fl oresiensis) na Indonésia.

Com os avanços científicos no início de 2000, os cientistas concluíram um grande projeto para sequenciar o genoma humano, um pedaço enorme de DNA separado do mtDNA, que representa o material genético herdado de ambos os pais. Nesse período os pesquisadores desenvolveram técnicas para sequenciar genomas tomadas a partir de fósseis de até 40 mil anos de idade, de forma que nos últimos anos temos sequenciado os genomas de neandertais e denisovanos.

Como resultado descobriu-se que pessoas vindas de regiões fora da África apresentavam DNA neandertal em seus genomas e muitos grupos asiáticos  apresentavam, por sua vez, DNA denisovano.

O que se depreende é que os tipos diferentes de hominídeos se misturaram entre si de forma que depois de neandertais começarem a ter crianças com Homo sapiens, os genes do neandertal entraram na piscina genética do Homo sapiens e se espalharam. Isso sugere que os neandertais não morreram, mas foram lentamente absorvidos pela população de Homo sapiens africana.

Havia tão poucos homens de Neandertal em comparação com o Homo sapiens que, a cada geração sucessiva, os filhos de Homo sapiens com neandertais se pareciam mais com o Homo sapiens e menos com os neandertais.

No final, tudo o que restava de neandertais eram os poucos genes que foram passados ao longo de DNA de muitas pessoas reforçando as teorias de Darwin. A segunda grande movimentação populacional relatada na nossa história foi aquela denominada como as “invasões bárbaras” pelos romanos.

Adaptado do texto “Passagens para uma nova ordem urbana”. Garanta sua Revista Sociologia Ciência & Vida Ed. 71!