O engodo da Educação Ambiental

Por Jean Henrique Costa* | Foto: Shutterstock | Adaptação web Caroline Svitras

Falar de uma educação crítica para a mudança social sempre me pareceu uma tarefa hercúlea, sobretudo em tempos nebulosos nos quais se vincula erroneamente o “sucesso” educacional ao sucesso financeiro. Hoje muito visivelmente as escolas apostam na moda do politicamente correto, sempre dominante na linguagem corrente das cartilhas oficiais do poder. Nesse ínterim, a chamada educação ambiental (EA), mesmo sendo uma urgente questão social, tem virado um intenso modismo acrítico.

 

Logo, não seria desperdício reiterar que pensar a educação deve ser estruturalmente uma tarefa integral, não tendo qualquer fragmentação valorativa desnecessária. Afinal, o que é mais urgente hoje? Para que falar demasiadamente de EA? Não deveríamos também falar de uma educação no trânsito? De uma educação financeira ou de uma educação alimentar? Qual o maior imperativo? De fato, essas são apenas faces de educações que muito precisamos. A EA não está sozinha. O grande engodo da propalada EA é que sendo somente ambiental não terá sucesso enquanto possibilidade de mudança para além das estruturas vigentes. O mesmo vale para as demais educações. Ou se pensa num indivíduo integralmente formado, vivendo numa educação contra a barbárie, como disse Theodor Adorno, ou teremos pouca eficácia moral de uma educação sempre parcial e a serviço de paliativos conjunturais. Vale a pena destacar que os responsáveis por Auschwitz não foram iletrados poluidores, mas sim homens de alto gabarito educacional do Zeitgeist alemão de meados do século XX. Assim, a educação deve enfrentar as causas do germinar desses homens e não apenas daqueles que desrespeitam o meio ambiente natural. O desafio ambiental passará, pois, pela formação geral do homem e não por técnicas de controle e conscientização ambiental. Da forma como a EA hoje é pensada pouco vai além do que já se fez, isto é, tornar-se um engodo, uma promessa irrealizável.

 

Para conferir mais análises garanta a sua revista Sociologia Ciência & Vida aqui!

Sociologia Ciência & Vida Ed. 52

*Sociólogo e doutor em Ciências Sociais. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: jeanhenrique@uern.br